Atividade 3.8
PLANO DE AULA
1. TEMA: Parlendas
2. TURMA: 1º Ano do Ensino Fundamental
3. DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 4 aulas
4. OBJETIVOS: Realizar antecipações e interpretações durante a leitura;
1. TEMA: Parlendas
2. TURMA: 1º Ano do Ensino Fundamental
3. DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 4 aulas
4. OBJETIVOS: Realizar antecipações e interpretações durante a leitura;
Ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura;
Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral;
Desenvolver a atitude de colaboração.
Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral;
Desenvolver a atitude de colaboração.
5. ESTRATEGIAS E RECURSOS:
Fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios, quais são as parlendas conhecidas dos alunos.
Fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios, quais são as parlendas conhecidas dos alunos.
5.1 Lendo parlendas...
Iniciar o trabalho questionando quais as parlends que os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções.
Distribuir cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que a musica seja colocado em pause para que comparem em que palavra parou, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.
Iniciar o trabalho questionando quais as parlends que os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções.
Distribuir cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que a musica seja colocado em pause para que comparem em que palavra parou, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.
5.2 Escrevendo parlendas...
Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferente a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.
Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferente a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.
5.3 Compartilhando parlendas...
As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:
5.3 Gravar os sons e salvar o resultado!
As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:
5.3 Gravar os sons e salvar o resultado!
6. AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através de observações se os alunos que ainda não lêem convencionalmente lançam mão de estratégias de leitura para localizar o trecho da parlenda, perguntando-lhes sempre "como sabem que está escrito ali" . Os alunos que já escrevem serão observados se apresentam avanços na escrita das parlendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário